top of page

Feedback IV Semana Acadêmica da Conservação e Restauração

                                                              Por: Carolina Nagata

A IV Semana Acadêmica da Conservação e Restauração, do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas, ocorreu nos dias 09 a 13 de setembro de 2019. O tema escolhido para a quarta edição do evento foi: A pluridisciplinaridade na Conservação e Restauração. Reforçar a característica pluridisciplinar da área da Conservação-Restauração permite explorar diferentes suportes, técnicas, abordagens teóricas e metodológicas sob a visão de alunos, professores e profissionais de outras áreas. Diferentes perspectivas, mas que  conversam com o Patrimônio Cultural e quando unidos, formam uma grande comunidade de agentes patrimoniais para atuar e contribuir com a preservação, promoção e comunicação do Patrimônio.

A equipe organizadora foi composta pelos membros do grupo do Programa de Educação Tutorial – Conservação e Restauro (PET-CR). Na ausência do Centro Acadêmico (CA) da Conservação e Restauração, o grupo PET-CR assumiu a responsabilidade da criação do evento, desde a sua terceira edição. Até então a organização contava com CA da Museologia, para a realização de um evento conjunto voltado para os acadêmicos da Museologia e da Conservação e Restauração. A organização do evento se consolidou em Julho de 2019 e seguiu como atividade prioritária do grupo até depois de sua realização. Começamos com a escolha de um tema e a criação de uma identidade visual para divulgação do evento. Seguimos com as escolhas das atividades, palestrantes e ministrantes de oficinas, inscrição para o edital de Auxílio Eventos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE-UFPel), procura de patrocinadores e confecção dos kits para os ouvintes e convidados. Durante a Semana Acadêmica demos suporte para as atividades, mediamos palestras e oficinas, montamos coffeebreaks, ficamos disponíveis para credenciamentos e atendimento da lojinha do PET-CR. O enorme esforço foi recompensado pelos elogios sobre a qualidade do evento daqueles que participaram.

A Semana Acadêmica ocorreu no período da tarde e da noite, com apoio dos professores que deixaram a semana inteira sem aulas programadas para a participação dos alunos no evento. Foi um evento gratuito e que conta como horas complementares para a formação dos alunos. Além de gerar publicações a partir das comunicações, palestras e oficinas. Mas não tivemos boa adesão dos acadêmicos da Conservação-Restauração de modo geral. Percebemos uma diminuição do número de participantes a cada edição que se realiza. Temos ao todo, 115 alunos matriculados no curso e apenas 55 inscritos na IV Semana Acadêmica, com média de 40 ouvintes nas atividades noturnas e 10 participantes nas oficinas. Sempre no intuito de melhorar e aprimorar o evento, o grupo PET-CR elaborou um questionário de Feedback da Semana Acadêmica para entender as demandas dos alunos. O questionário consistiu em 15 perguntas e um espaço livre para comentários, críticas e sugestões. As primeiras perguntas são voltadas para traçar um perfil do aluno, depois sobre o evento em si: divulgação, pagamento de inscrição, organização mais democrática e por fim, sobre os produtos da Semana Acadêmica (horas extracurriculares e anais).

Ao todo, foram 45 questionários respondidos. Podemos observar que quase metade dos inscritos na Semana Acadêmica são do segundo semestre do curso e temos uma dispersão na participação dos semestres seguintes. A divulgação da Semana Acadêmica foi intensa e com antecedência, apenas as inscrições das oficinas foram publicadas dias antes do evento. Em geral, a divulgação da Semana chegou nos acadêmicos de forma satisfatória. Mesmo aqueles que não acompanham todas as redes do PET-CR, apenas com as publicações da página do PET-CR no Facebook foi possível informar os alunos das atividades programadas para a Semana Acadêmica. Mas notamos uma demanda por divulgação por e-mail, em sala de aula e cartazes pelo campus.

Picture1.png

A próxima questão abordada foi se haveria maior adesão caso a organização fosse aberta. Como comentado anteriormente, o grupo PET-CR assumiu a organização da Semana. E todo o processo de escolhas, produção e mediação para dar suporte ao evento também fica restrito ao grupo, não sendo consultado os acadêmicos do curso. Nesse sentido, a ausência de um levantamento de interesse dos alunos se tornou uma deficiência para entender e atender as demandas do público nessa quarta edição da Semana Acadêmica. Para a escolha do tema, a programação e a identidade visual tentou-se abordar a diversidade: as diversas abordagens teórico-práticas da área, as várias possibilidades de carreira, reforçar a ideia de uma comunidade acadêmica, através dos diferentes grupos da UFPel, a diversidade do Patrimônio Cultural, etc. Um tema amplo quanto às possibilidades de discussões e propostas para despertar o interesse dos alunos, mas não foi suficiente para atrair e atender o público. Essa falta de democratização se refletiu nos resultados do questionário, com 34 respostas positivas quando perguntados se o aluno perticiparia da Semana Acadêmica se a organização fosse democrática quanto à escolha do tema, palestrantes e criação da programação. Desse modo, ciente da deficiência e como ela se refletiu na adesão e no aproveitamento do evento pelos alunos, o PET-CR está montando uma caixinha para sugestões e comentários. O objetivo é levantar os temas de interesse dos alunos de modo informal, anônimo e rápido. A caixinha estará disponível durante todo o ano e o grupo vai reforçar a participação dos estudantes. Esperamos atender às demandas que sugirem e melhorar a adesão dos alunos ao evento.

Picture2.png

Para um evento bem estruturado, agradável e com recursos, é necessário mais que uma equipe dedicada. A confecção dos kits para ouvintes e convidados e os coffeebreaks, por exemplo, demandam gastos. Para tornar o evento mais acessível optamos por não cobrar a inscrição na Semana Acadêmica, que só se tornou possível através dos recursos ofertados pelo edital de Auxílio Eventos, pelo patrocínio do ‘La Naranja Mecânica’ e ‘Padaria Bom Preço’ além das contribuições dos inscritos. Por isso perguntamos se os alunos participariam do evento caso a inscrição requisitasse pagamento. Nesse ponto tivemos um número significativo de repostas negativas, 15 pessoas responderam que não. A atual edição do evento foi gratuita, assim como a passada, porém não tivemos melhor adesão, ao contrário, notamos menos inscrições esse ano. Para a próxima edição pretendemos manter a gratuidade e arrecadar contribuições dos participantes. Como já estamos cientes das deficiências e falhas que essa Semana Acadêmica apresentou, vamos trabalhar para corrigí-las e melhorá-las para obtermos maior adesão. Isto é, não consideramos o pagamento de inscrições como fator determinante para maior ou menor participação dos alunos no evento, em vista aos outros aspectos analisados aqui.

Picture3.png

Quanto aos produtos da Semana Acadêmica, há um consenso sobre a produção de horas extracurriculares e publicação de anais da Semana Acadêmica que são essenciais para a formação dos estudantes. Mas mesmo assim, tivemos poucas comunicações submetidas ao evento.

Picture4.png
Picture5.png

No espaço destinado à comentários, sugestões e críticas constatamos uma alta demanda para a realização de oficinas no período noturno, desde o segundo semestre e o grupo PET-CR vai trabalhar para atendê-la. Tivemos respostas negativas quanto à escolha do tema para o evento, sendo monótono, repetitivo e sem criatividade. Os mesmos termos foram usados para caracterizar a organização das atividades e da programação como um todo. Nesse sentido, reforçamos a necessidade de participação, iniciativa e interesse dos alunos para opinarem na caixinha de sugestões do PET-CR. Sempre estamos com as portas abertas!

Como comentado anteriormente, a organização e a divulgação foi feita com antecedência, apenas as inscrições para as oficinas foram publicadas dias antes do evento. Recebemos diversas reclamações quanto esse aspecto. De fato houve uma falha na organização de inscrição para as oficinas. As inscrições foram on-line, através de um formulário, houve bastante interesse e inscrições na época de divulgação. Porém, no dia das oficinas não houve a presença destes que se inscreveram previamente. Esse sistema não funcionou, porque não contamos com uma segunda chamada dos interessados, que poderiam ter participado das atividades durante a Semana Acadêmica. Durante todo o evento, as oficinas que ofertavam de 10 a 15 vagas, havia menos de 5 participantes. Houve comentários sobre os membros do grupo PET-CR estarem roubando vagas das atividades. Mas o fato consistiu em tentar preencher o número mínimo de participantes para não gerar o cancelamento das oficinas, nem constranger os ministrantes convidados. A situação foi desconfortante para todos e ainda gerou mal-entendidos como esse. O grupo PET-CR está ciente desta falha e vamos trabalhar para corrigi-la.

A Semana Acadêmica é um espaço para diálogo e um evento para aprimorar os conhecimentos da área sob outra perspectiva e dinâmica. É um momento de confraternização e inspiração. Mas sobretudo, deve ser democrático para melhor aproveito do evento como um todo. Comparando as primeiras edições com a Semana Acadêmica de 2019, percebemos um crescimento significativo da qualidade do evento em geral: na programação, nos convidados, nos conhecimentos transmitidos e nas confraternizações. Mas não podemos nos apoiar apenas nisso, temos pontos a melhorar e vamos fazê-lo. Ressaltamos a importância da participação dos alunos, não apenas na organização, mas também fruindo das atividades durante a realização do evento. Apesar de ainda pequeno e restrito ao meio acadêmico, esse espaço de comunicação e diálogos é fundamental para aprimorar a formação do acadêmico, e importante para a consolidação da  área na Universidade. E o crescimento do evento influencia na comunidade, na cidade, tomando proporções cada vez maiores. E para nós, futuros Conservadores-Restauradores, a Semana Acadêmica também é um meio de promoção do Patrimônio Cultural.

Queremos ouvir o que você tem a dizer. Esse foi o objetivo principal do Feedback da IV Semana Acadêmica da Conservação e Restauração. Essa edição teve suas falhas, mas foi um ano importante para repensar sobre a metodologia e a organização do evento. Estamos cientes sobre os pontos que devemos melhorar e sabemos que não é o suficiente. Por isso faremos o levantamento dos interesses dos estudantes antes do evento, para o período de organização. E novamente, realizaremos um Feedback para avaliar a qualidade do evento, as impressões dos alunos e pontos para melhorar. Participem! Opinem! Contribuam! Já estamos ansiosos para a V Semana Acadêmica da Conservação e Restauração.

bottom of page