Participantes dos 15 Programas de Educação Tutorial (PETs) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tiveram agenda com a reitoria da Instituição na manhã desta quarta-feira (24). O grupo conversou a respeito de possibilidade de orçamento para a participação de representantes da UFPel no 20º Enapet – Encontro Nacional de PETs, que será realizado em Belém do Pará, de 27 a 31 de julho.
Os integrantes dos PETs da UFPel falaram sobre a importância do evento, que discutirá temas considerados relevantes à manutenção e desenvolvimento dos programas. No encontro, também serão apresentadas produções acadêmicas.
Na ocasião, foi levantada a possibilidade de criação de uma política de regramento institucional de apoio aos PETs. A demanda será apresentada ao grupo encarregado de revisar a matriz orçamentária das Unidades Acadêmicas para 2016, composto pelas próprias direções das Unidades. A intenção é que os programas institucionais, como os PETs, possam fazer parte da distribuição de recursos de maneira mais efetiva. Essa prática deverá conferir mais consistência às iniciativas.
Também ficou estabelecido que a reitoria, junto às Unidades Acadêmicas, estará procurando viabilizar a participação do maior número possível de estudantes no encontro nacional.
Participaram da reunião, além do reitor Mauro Del Pino, o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, a interlocutora dos grupos PET junto ao MEC, Carla Carret Machado, alunos integrantes dos PETs e os tutores Leomar Soares da Rosa Júnior, Carlos Antônio da Costa Tillmann, Maurício Dai Prá, Lorena Gill (também assessora da reitoria), João Carlos Torres Vianna, Josué Martos e Denise Bussoletti (também pró-reitora de Extensão e Cultura).
Educação Tutorial O PET é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca proporcionar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem sua formação acadêmica.
Na UFPel, cerca de 180 acadêmicos estão envolvidos diretamente nos PETs e outros tantos são impactados pelas ações promovidas pelos grupos, que giram nas esferas de ensino, pesquisa e extensão.
PETs da UFPel Ação e Pesquisa em Educação Popular, Agronomia, Arquitetura, Artes Visuais, Computação, Conservação e Restauro, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Hídrica, Diversidade e Tolerância, Física, Meteorologia, Odontologia, Pedagogia e Saberes Populares.
(Matéria por Cordenação de Comunicação Social UFPEL - matéria original em http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/06/24/representantes-dos-pets-sao-recebidos-pela-reitoria/ )