top of page
Ana Carolina Behling

Visita técnica ao Museu das Missões


Nos dias 15 e 16 de dezembro, o Grupo PET Conservação e Restauro realizou viagem a São Miguel para proceder à visita técnica ao Museu das Missões.

O Museu das Missões faz parte do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, situado na cidade de São Miguel, no Noroeste do Rio Grande do Sul. As impressionantes ruínas da antiga redução de São Miguel constituem o sítio mais bem preservado e importante do conjunto dos Sete Povos das Missões, no Brasil. Em São Miguel é possível sentir o que foram as Missões Jesuíticas dos Guarani.

O sítio de São Miguel das Missões foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983, juntamente com as ruínas de San Ignacio Miní, Santa Ana, Nossa Senhora de Loreto e Santa María Mayor, que se localizam na Argentina. A principal atração é a ruína da Igreja construída em pedra gres, entre 1735 e 1745. O Museu das Missões, situa-se dentro do Parque e guarda uma coleção de esculturas sacras em madeira que pertenceram às reduções dos Sete Povos.

​Na noite do dia 24 de abril, um tornado passou impiedoso em São Miguel. A prefeitura registrou mais de 40 árvores do sítio derrubadas pelo vento, dentre elas, várias que faziam parte do espetáculo de som e luz que vem sendo apresentado desde os anos de 1970 no local. As ruínas da antiga igreja não registraram qualquer avaria, mas o pavilhão Lúcio Costa e o Museu das Missões sofreram muitos danos. O dano mais importante foram as esculturas de madeira expostas nas salas do Museu. Os vidros das aberturas foram quebrados e as obras lançadas para fora do Museu, algumas cravejadas com os cacos de vidro. Assim, são 83 peças de diferentes tamanhos, que se encontram avariadas, aguardando por intervenção de restauro.

A presidência do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), responsável pelo Museu das Missões, está em tratativas com o Curso de Conservação e Restauro da UFPel para o estabelecimento de um acordo para o desenvolvimento do trabalho de restauro das obras. O acordo envolverá a Unesco e o Programa Ibermuseus no intuito de viabilizar os restauros a serem feitos.

É no âmbito dessas ocorrências que o Grupo PET realizou a visita técnica ao Museu das Missões. Os petianos que particparam da viagem foram:Ana Carolina Kohn Behling, Bárbara Moraes, Eloisa do Carmo de Oliveira, Larissa Rodales da Fonseca, Mirella Moraes de Borba, Pamela Pereira de Pereira e Rafael Nolasco. Acompanharam os alunos, a atual tutora, Francisca Michelon, a tutora selecionada, Daniele da Fonseca e Nóris Leal, professora do Curso de Museologia.

O grupo foi recebido pela museóloga Andréa Rodriguez e pelo historiador Diego Vivian, ambos responsáveis pelos setores de comunicação e pesquisa do Museu. A visita, orientada por eles, esclareceu aspectos referentes à história da redução e das obras, procedimentos adotados para o salvamento das obras e as questões mais prementes para o tratamento das peças avariadas.

Uma vez estabelecido o acordo de cooperação entre o IBRAM e a UFPel, o Grupo PET poderá participar das ações de restauro previstas.


92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page