Inicialmente um espetáculo teatral com o nome ‘Namíbia, não!’ com texto de Aldri Anunciação e direção de Lázaro Ramos, posteriormente se tornou um livro publicado em 2012 pela editora EDUFBA, agora pensado para as telonas com novo nome.
Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória com a pretensão de reparar o passado escravocrata da nação, nela toda população negra deve retornar a seu continente de origem. As consequências dessa medida afetam diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), juntos o trio se vê confinado em um apartamento onde debatem questões sociais e raciais, assim como resistem as ações violentas e repressivas do governo.
“Não queremos viver num país que mata jovens negros, que maltrata mulheres, que é homofóbico... Foi bom chegar nesse momento para mostrar que não queremos esse governo atual. Não queremos censura, autoritarismo. Esse filme mostra que, se não discutirmos essas questões agora, daremos ferramenta para o mal que não descansa”. – Seu Jorge
Direção: Lázaro Ramos.
Roteiro: Lusa Silvestre, Lázaro Ramos, Aldri Anunciação e Elísio Lopes Jr.
Elenco: Alfred Enoch, Taís Araújo, Seu Jorge, Adriana Esteves, Renata Sorrah.
Idioma: Português.
Gênero: Drama, Nacional.
Ano: 2022.
Duração: 94 min.
Curiosidade: Apesar do sucesso de crítica em todos os festivais por onde passou, o filme sofreu com a censura quando a Agência Nacional do Cinema (Ancine) adiou o quanto pôde a estreia da produção nos cinemas, alegando que seria uma crítica ao atual governo.
Comments