Fundada em 1905 pelo governo do estado, a Pinacoteca é o mais antigo museu de arte da capital paulista. O prédio principal foi construído no Jardim da Luz, com projeto do escritório de Ramos de Azevedo no final do século XIX para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios, no entanto, já em 1911 foi regulamentado como museu público estadual. Contando inicialmente com 26 obras provenientes do futuro Museu Paulista, a instituição trabalhou em seus primeiros 100 anos na criação de seu acervo.
Na década de 1990 passou por uma reforma tornando-se uma das mais importantes instituições culturais do país. Hoje a instituição conta com aproximadamente 10 mil obras de arte, entre elas, trabalhos de autoria de importantes artistas brasileiros como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Oscar Pereira da Silva, entre outros.
No prédio principal o primeiro andar é reservado para as exposições temporárias, o segundo com as exposições de longo prazo com obras do acervo e a área central é utilizada para o Projeto Octógono Arte Contemporânea. O prédio também conta com instalações técnicas, auditório e restaurante no piso térreo.
Além do prédio no Jardim da Luz, a Pinacoteca também administra o espaço Estação Pinacoteca, inaugurada em 2004 no bairro do Bom Retiro, onde acontecem exposições temporárias de arte contemporânea; além da Biblioteca Walter Wey e o Centro de Documentação e Memória da instituição.
O PET-CR UFPel, através deste cartaz, indica um passeio virtual onde você terá acesso às coleções da Pinacoteca e, ao final da página, poderá optar por ‘Explorar’, onde conseguirá ter uma visão dos interiores da instituição através do projeto Google Arts & Culture. O objetivo é ter acesso a um conteúdo de natureza nacional mesmo em uma realidade pandêmica.
Boa visitação!
Comments